Unidade_2_percepcoes_hipertextos_ione
A palavra “hipertexto” pode ser entendida como (os nós) palavras, páginas, imagens, sequências sonoras, referência a documentos complexos e que não estão ligados linearmente, ou seja, são um conjunto de fragmentos de informação e um conjunto de nexos eletrônicos que os conectam entre si.
Nesta perspectiva, se compreendemos por espaço virtual o novo contexto interativo e provedor de informações criado pela Internet, também percebemos que há controvérsias entre os estudiosos do assunto. Enquanto alguns autores defendem ser a Internet um meio hipertextual , já que toda sua lógica de funcionamento está baseada nos links, outros pesquisadores acreditam que essa representação independe do meio e até citam um exemplo clássico: as enciclopédias que também permitem acesso não-linear aos verbetes.
De uma forma ou de outra é inegável a importância de orientar os aprendizes na utilização desse instrumento enriquecedor que representa uma enorme contribuição para a função pedagógica dos professores que trabalham com o ensino da leitura e produção dos variados gêneros textuais.
Diante disso, enquanto educadora ( e aprendiz), prefiro destacar as vantagens que se pode constatar a partir de leituras virtuais, tais como: o trabalho com hipertexto impulsiona à pesquisa e à produção textual; facilita o processo de busca e construção do conhecimento, compartilhado através de diversas bibliografias. E é nesse movimento que podemos “navegar” de forma autônoma, dinâmica e muito significativa, nos permitindo também repensar as mais diversas áreas do conhecimento e os problemas que nos afligem enquanto cidadãos e profissionais da chamada sociedade da aprendizagem.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente, Ione, o hipertexto impulsiona mesmo o acesso à pesquisas diversas e o aluno de hoje requer essa ferramenta. É muito interessante esse poder "navegar" pelos espaços virtuais e adquirir muito mais conhecimento.
ResponderExcluirUm abraço e até a próxima...
Gerlane.
De fato, o hipertexto proporciona uma pesquisa abrangente sobre os assuntos, e temos que despertar nos alunos o interesse por esse tipo de ferramenta.
ResponderExcluirIone, muito bem sua citação, quando destaca as vantagens à partir de leituras virtuais. È bacana a idéia de orientar os aprendizes a buscarem essas ferramentas de forma autonoma.
ResponderExcluirPrecisamos mesmo conhecer melhor esses aparatos para divulgarmos.