quarta-feira, 5 de maio de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?



A escolaridade evidencia um momento atual da chamada sociedade do conhecimento, onde se volta a priorizar a educação como forma de qualificação para o trabalho.
Neste cenário, ensinar e aprender não tem distância pois as noções tradicionais de tempo e espaço apenas requer do indivíduo um planejamento que envolve tanto a utilização de recursos tecnológicos disponíveis quanto o estabelecimento de uma sistemática de estudo.
Nos últimos anos, tenho repensado minha atuação como profissional ao longo de três décadas, em especial, pela possibilidade de participar de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e constatei que a concepção de formação dos professores se inverteu. Antes o professor era mais visto como um repassador de informações; hoje, me vejo mais como um agente organizador, dinamizador e orientador da construção do conhecimento do aluno e até da minha auto-aprendizagem.Apesar das limitações iniciais sempre ousei utilizar a tecnologia como aliada no cotidiano escolar, tendo como parceiros os alunos com mais habilidade com as ferramentas e que por sinal, se sentiam muito valorizados.Sempre orientei de forma consciente e responsável as dinâmicas de trabalhos pedagógicos criando um ambiente colaborativo de aprendizagem com os alunos enfatizando sempre a importância de transformar informação em conhecimento.
Entretanto, apesar da criação de facilidades que permite a pessoa adquirir conhecimentos , o não entendimento dessas novas tendências da sociedade moderna tem acarretado uma série de desafios a serem debatidos e superados.Por isso mesmo acredito que é necessário estimular as possibilidades e a responsabilidade cidadã de cada aprendiz numa escola carente da utilização das tecnologias como matéria –prima de construção e não só como mídia de informações.
Diante disso, tenho a convicção de que nós, professores, precisamos conhecer as novas ferramentas tecnológicas, nos adequarmos para cada realidade e assim utilizarmos desses recursos para propor as inovações em nossas salas de aula. Confesso que já fiquei receosa quanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário